top of page
Buscar

Dicas para um sono melhor


No texto anterior conversamos sobre a dificuldade de Clotilde e Roberval com o sono dos filhinhos amados, um, o mais velho, não vai pra cama quando solicitado, e a outra, a menor, só dorme “chupetando” o seio materno. Estamos diante de duas situações, insônia por dificuldades em estabelecer limites e associação inadequada.


O que os pais podem fazer para melhorar?


A primeira e mais importante dica, deve ser o desejo sincero dos pais em entender as consequências cognitivas e comportamentais do sono insuficiente e estarem abertos a analisarem suas próprias práticas e expectativas. Sem isso, dificilmente conseguiremos avançar para a etapa seguinte, onde será necessária muita paciência, rotinas e ter constância.


Posto isto, vamos lá.


Deixe a criança brincar bastante durante o dia, e desacelere à noite: evite atividades muito ativas nesse período como brincadeiras, programas de TV e ou vídeos no tablet e/ou celulares.

Evite alimentos estimulantes como refrigerantes/café.


Estabeleça horários regulares para alimentação, que deve ser oferecida antes do banho para crianças maiores e após para crianças menores.


Crie um ambiente propicio ao inicio do sono, como menor luminosidade e rituais de banho (banho morno e massagem relaxante na criança).


Só levar para o quarto quando a criança já estiver sonolenta e então pode ser contada uma história e ou ouvir uma música bem baixinho.


Se ainda assim não melhorou, outra possibilidade e com excelente resultado é a Terapia de Extinção: ignorar episódios de choro toda noite monitorizando riscos. Mas só faça isso após procurar um profissional habilitado para confirmar o diagnóstico e orientar sobre a melhor solução.


O que é valor para você? Que valor você tem ensinado?


Dr Nilton César

Neuropediatra CRM/SP 141966 RQE 51484-1


Comments


bottom of page