top of page
Buscar

Satisfação Pessoal


Olá, vamos continuar nossa conversa? Porém, antes de prosseguir é preciso fazer um breve parênteses. Citaremos sobre a pirâmide de Maslow, ela hierarquiza as necessidades do indivíduo em categorias, e para se chegar ao topo, é necessário vencer etapas (tá, sei... hoje ela é um pouco mais flexível, tudo bem. Mas...só chega ao topo quem já passou pelas anteriores). A primeira etapa na escala de prioridades e de fundamental necessidade é a fisiológica, tal como respirar, ter água, ter alimento e ter abrigo. O indivíduo nesta fase obviamente está preocupado em manter-se vivo, logo não temos como esperar reflexão sobre comportamento e muito menos aprendizagem. Então, numa sociedade minimamente humana, fome não deveria existir!!!! Vencida esta etapa, vem a necessidade de segurança, dentro e fora de casa. Crianças submetidas a situações de violência tais como abuso e maus tratos, também não avançam de fase!!!Não só crianças.....!!!


Então temos as demais fases que são as das necessidades sociais, necessidades de estima e lá no topo da pirâmide a de auto realização. A busca sempre será pelo topo!! Igual nos jogos de videogame!!!Nos jogos.....para se chegar ao final....é necessário aprender sobre previamente e ter um propósito (ou objetivo) definido e manter-se firme, horas a fio ali na frente da TV para então poder ser o vencedor!!! E qual é o prêmio por vencer o jogo de videogame? Money? Isso chama-se auto realização, aquilo que temos lá dentro de nós, único e intransferível. E o que acontece com quem não vence etapas no videogame? ......!!! E ainda no meio disso tudo tem a percepção que julgamos sobre a realidade. Ela também é no formato de pirâmide. Por que? Porque na base está a natureza humana (todos nós), no meio está a cultura (específica de grupos e categorias, é aprendida e sofre influências inter e multiculturais), e no topo está a Personalidade (que é específica do indivíduo, pode ser herdada e aprendida).


E obviamente, para a criança que citamos, FOME e VIOLÊNCIA DOMÉSTICA não fazem parte do seu contexto. Dessa forma ela pode pertencer a qualquer segmento social, raça e inclusive a qualquer religião, ou mesmo não pertencer. Posto isto, podemos continuar a estorinha.


Meu príncipe tem apresentado algumas dificuldades na escola... a leitura e a escrita tem sido um pouco difícil, troca palavras, não conhece o alfabeto.....Penso que ele deve ter algum problema. Aponta tudo o que quer, além de muitas vezes ter um linguajar próprio parecido com os desenhos da TV. Realizou exame da cabeça, dos olhos e até do ouvido (acho que ele deve ser um pouco surdo, a TV sempre fica com o volume muito alto lá em casa), será que é isso ? Mas... parece que estava tudo normal. Sabe, deve ter alguma coisa sim, ele tem um coleguinha com uma síndrome que não lembro o nome, da mesma sala, e lê melhor, logo, ele tem algo SIM!!!.Mas ele é o máximo, é super inteligente e muito estudioso também, lá na escola ele lê muito...tudo o que o professor passa... e em casa eu leio pra ele estorinhas na hora de dormir. Acho que a escola tem esquecido de passar livros ou textos para leitura. A rotina para estudos é excelente, um autodidata, pega tudo com facilidade, tem respostas rápidas e curtas, para eletrônicos é um gênio.


Uma vez por semana, as segundas-feiras à noite, ele faz as tarefas escolares sozinho e a irmã ou o tio dá umas olhadas para ver se ele teve alguma dificuldade por que eu mesmo não posso acompanhar, você sabe: trabalho, casa ...e eu também já passei da idade de aprender .....e ele me ensinar a matéria ? Coitado, é hiperativo não tem paciência pra me ensinar. Agora é a vez dele!!!! Faço tudo para incentiva-lo. Na semana de provas, ele só estuda. É um período que tem que estar focado né!! Semana de provas.... é uma criança dedicada, já até me enviou selfie mostrando que estava estudando muito em casa, uma gracinha!!! Já orientamos ele muito bem também sobre qual profissão fazer..........!!!!Claro, ele poderá comprar, viajar, não vai passar perrengue!!!! E sobre qual profissão não fazer.....Afinal, morrer de fome, não dá!!!! . Ele vai cuidar da gente e das outras pessoas. Eu só quero que ele seja feliz.


Lembro: a interpretação é livre, mas O que é valor pra você? Qual valor você tem ensinado?

Dr Nilton César Neuropediatra CRM/SP 141966 RQE 51484-1 #niltoncesarneuroped

Comments


bottom of page